segunda-feira, 7 de junho de 2010

O XODÓ

.
AMOOOOOOO!!

Eu ADORO as aventuras do Portal Turismo 4 Patas….todas!!! Eu sei, eu sei que sou suspeita para falar, já que sou eu quem testa todos os roteiros, experimenta, serve de garota propaganda, aprova (algumas vezes reprova!)....enfim, faço parte disso, né? Mas, podem acreditar que, apesar de conhecer todos estes roteiros (alguns de trás pra frente), e repeti-los várias vezes, cada retorno é diferente.

Não sei dizer exatamente a razão....se é pela própria mudança natural da paisagem, se é pela oportunidade de conhecer novos “cãopanheiros” de aventura, se é pelo reencontro com meus amiguinhos....sei lá, vai entender o entusiasmo canino!!!

Mas uma coisa e posso afirmar: este evento é o meu “Xodó”!! Eu simplesmente AMO o “Fim de Semana Ecãológico”, AMO essa proposta de integração com a natureza, AMO esse lugar!!! A Praia de Guaraú, fica na cidade de Peruíbe, a cerca de 130km da capital paulista. Um cenário capaz de deixar bocas e fuças abertas, com aquela imensidão de água, o encantador encontro do rio com o mar, as montanhas e costões rochosos a nossa volta.....simplesmente deslumbrante!

.

Natureza e charme acolhedor e kit Portal para participantes
.


Enquanto a galera não chega...sonequinha.

.

E a forma como fomos recepcionados??? Num ambiente de muita simplicidade e conforto, a Pousada Bicho Preguiça é uma graça, pequena no tamanho, mas enorme no charme. Quartos decorados com muito bom gosto, no tamanho perfeito para quem se hospeda com “companheiros de 4 patas” e fica a cerca de 1km da praia e na entrada da Reserva Ecológica Juréia – Itatins. O tio Emerson e a Tia Poly, nos receberam com muito carinho e atenção. Era tanta liberdade que nos sentimos em casa!

O nosso grupo estava composto pelos seguintes peludos: Nina, Sofia e Lilló (Labradores Retrievers); Dog, Maggie, Scooby, Monalisa e Pietra (Goldens Retrievers); Funny (Welsh Corgi); Patrick, Ariel, Bolinha e Pety (SRDs); Pepper (Border Collie); Naomi (Pastor Alemão) e Chelsea (Pastor de Shetland).
.

Chelsea (Pastor de Shetland) & Nina (Labrador Retriever)
.


Maggie (Golden Retriever) & Bolinha (SRD)
.

Sofia (Labrador Retriever) & Scooby (Golden Retriever)
.


Patrick & Ariel (SRDs)
.


Monalisa e Pietra (Goldens Retrievers) & Naomi (Pastor Alemão)
.

Funny (Welsh Corgi) & Lilló (Labrador Retriever)
.

Pety (SRD), Pepper (Border Collie) & Dog (Golden Retriever)
.

Olha só que piscinão!!!
.
E, após nos instalarmos, deixamos a preguiça na pousada e partimos para a nossa caminhada ecológica. Os tios Samuel e Iberê nos guiaram pelas ruas do bairro do Guaraú, passando por trechos do historicamente famoso Caminho do Imperador e seguindo por uma trilha especialmente adaptada (fora da reserva, já que lá não é permitido o acesso de animais de estimação) para que os “ecãologistas” pudessem conhecer de perto esse local privilegiado, num ambiente de Mata Atlântica ainda preservado, composto por riachos, vegetações de restinga e manguezal.
.

Vamos para a trilha, xô preguiça!!
.

Todo mundo comportado, limpinho...
.

Simbora matilhaaa!!
.

Que tal agitarmos um pouquinho??
.

Poça, poça...
.

Lama, lama...
.

Agora sim!! ahahaha
.

Ah, fiquei malucaaaa!!
.

E adentramos a mata....
.

Os “trilheiros peludos”, como sempre, surtaram com toda aquela possibilidade exploratória....era um tal de cachorro correndo para tudo quanto é lado!!! De vez em quando, uma paradinha básica para desfrutar de um bom banho de lama....ahaahahaha. E os donos?! Estes mal conseguiam nos acompanhar com os cliques das máquinas fotográficas.

Toda vez que vamos a algum vilarejo (como é o caso do Guaraú), acontece um fenômeno engraçado: nós simplesmente viramos a atração do momento!!! Os moradores chegam a sair de suas casas para assistir a cachorrada passar. Tem gente que até tira fotos!!! Ahahahahah. E eu, claro, me sinto a “celebrapet”.....rssss. Daqui a pouco to distribuindo “patógrafos” por aí....ahahahaha.

.
Preparados??
.

"Vamo nessa!!"
.

Acompanhe...beeem de perto!! rsss
.

Travessia da pontinha
.

Os humanos usam cosméticos....
.

...cachorros preferem lama!! ahahahah
.

.

Let's go!!!
.
Ecãologistas!!!!
.

Fim da linha?? Começo do paraíso....
.

Banho de Rio
.

.

Deliciaaaaa!!!!
.

Hora de ir....Todos a bordo, Tio???
.
Então pode zarpar!!!
.

Que demais!!!
.

Juntinhos!!
.

Olha essa paisagem!!!
.

Chegando ao porto.....
.

Cada um desembarca do seu jeito....rsss
.
Bom, mas, ataques de estrelismos a parte (minha dona acaba de me chamar à razão dizendo: “Menos, Cléo, menos!”), no final da nossa trilha, fizemos uma parada às margens do Rio Guaraú onde peludos e humanos nadaram um pouquinho. E, no retorno à pousada, passamos por um trecho deserto da praia, e já no final da tarde, pudemos nos deliciar com brincadeiras ao mar.
.

.

.

Passando pela praia....
.

.

.

E a matilha vai ao delírio!!!!!
.
Adorei!!!
.
Manhã seguinte...
.

Passeio de barco!
.
Zarpando comandante!!
.
À noite, antes do jantar (deliciosamente preparado pela Tia Edi), ao redor de uma fogueira, nos reunimos para comentar os melhores momentos do dia, os humanos degustaram alguns vinhos e petiscos, e fizemos sorteios.
.

Adentramos no paraíso
.

.

Peludos embasbacados!
.

.

Donos idem
.

Pit stop: vem gente!!!
.

Ebaaaaa!!!
.

Prainha só pra gente!!!
.

.

Tem os que mergulham de cabeça...
.

.

Tem os que aprendem a nadar....
.

E enchem a gente de orgulho!!!!
.
No dia seguinte, esquecemos o cansaço e partimos cedinho para o nosso passeio de barco pelas águas do Rio Guaraú. A melhor parte foi uma parada na praia fluvial. Desta vez, como a maré estava baixa, conseguimos um belíssimo point num pequeno banco de areia e, desta forma, todos os peludos (exímios nadadores ou não) caíram na água. Quanta alegria!! Quanta paz!!! Quanta beleza!!! É indescritível a emoção de ver os sorrisos estampados nos rostos dos donos e a felicidade saltitante dos peludos. Se não tivéssemos tantos registros fotográficos, provavelmente vocês pensariam que tudo o que eu conto não passa de “história de pescador”.....ahahahah
.

.

Tem os que molham as patinhas.....
.

.

Tem os que nadam juntinho....
.
...assim como eu e a minha dona.
.

E com essa beleza toda em volta....
.

...todos se divertem.
.
Porque é assim que tem que ser...sempre!
.

Fotos: Minha dona, Larissa Rios (Arquivo Portal Turismo 4 Patas), Tia Gabriele Wandalsen, Tia Renata Wang, Tio Valter, Tia Marisa Mary, Tia Anice Calil, Tia Ana Celia Zelenkovas.
.
Veja mais fotos deste evento na galeria do Flickr do Portal
.
Apoios:
.
Pousada Bicho Preguiça
Merial
Dog´s Care
Expert Dog